São Paulo decreta estado de emergência para dengue: oito estados e o Distrito Federal já confirmados

Foto: Reprodução

O Centro de Operações de Emergências (COE), liderado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, anunciou na manhã desta terça-feira (5) a decisão de declarar estado de emergência devido à epidemia de dengue. Com isso, o Brasil possui oito estados, mais o Distrito Federal, confirmados com alerta máximo para a dengue.

Segundo dados da Secretaria de SP, a taxa de incidência da dengue no Estado está em 311 casos por 100 mil habitantes, um número considerado epidêmico pela OMS. Atualmente, a dengue tipo 1 e 2 são as mais prevalentes, com uma taxa de positividade de 40%. Isso levou as autoridades a registrarem mais de 300 casos confirmados por grupo de 100 mil habitantes nos últimos dias, resultando na declaração de emergência em 22 municípios do estado.

Embora não seja possível prever o pico da doença, que já resultou em 31 mortes e mais de 138 mil casos registrados no estado, a medida busca fortalecer a resposta pública à epidemia, com recursos adicionais do governo federal.

Além de São Paulo, ao menos sete estados já decretaram estado de emergência, são eles: Minas Gerais, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

O Rio Grande do Sul não entra nesta lista, entretanto os números também são alarmantes. Segundo o Painel de Casos de Dengue, do Governo do Estado, o RS já soma 11.267 casos confirmados, sendo 9.618 autóctones, e 7.993 em investigação. O Estado já confirmou 11 mortes, sendo Tenente Portela a cidade com mais óbitos, somando três.