Rio Grande do Sul registra mais três mortes por dengue; total chega a 14

Foto: Divulgação/Governo RS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) relatou nesta terça-feira (3) a ocorrência de três novas mortes causadas pela dengue no norte do Rio Grande do Sul, elevando o total de fatalidades no estado para 14. As vítimas residiam nos municípios de Cerro Largo e Giruá, situados no noroeste gaúcho, além de Frederico Westphalen, na região norte.

Atualmente, o estado registra mais de 27,6 mil casos notificados da doença, com 12.234 confirmações e 8.526 casos ainda sob investigação. A dengue avança pelo Rio Grande do Sul, afetando 466 dos 497 municípios.

Entre as vítimas recentes, uma mulher de 67 anos de Cerro Largo, que apresentava outras condições de saúde, veio a óbito em 22 de fevereiro. Outro caso foi o de uma mulher de 26 anos de Frederico Westphalen, que faleceu em 28 de fevereiro e não possuía comorbidades conhecidas. O incidente mais recente ocorreu em 1º de março em Giruá, vitimando um homem de 72 anos, igualmente sem outras doenças preexistentes.

Dentre as localidades afetadas, Cerro Largo notificou 345 casos de dengue, enquanto Frederico Westphalen e Giruá registraram, respectivamente, 289 e 19 casos confirmados. Novo Hamburgo lidera o ranking de infecções no estado, com 2.137 casos, seguido por Tenente Portela (1.456), Santa Rosa (1.053) e Três Passos (852).

As autoridades de saúde reforçam a recomendação para que indivíduos com sintomas iniciais da dengue procurem atendimento médico imediatamente, a fim de prevenir o agravamento da condição e possíveis desfechos fatais.