PF indicia 18 pessoas envolvidas em desvio de encomendas dos Correios entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) indiciou 18 indivíduos envolvidos em uma operação de desvio de encomendas de alto valor transportadas pelos Correios, no trajeto entre Joinville, Santa Catarina, e Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A investigação, iniciada ainda em 2022, revelou um esquema complexo que resultou em prejuízos estimados em R$ 1 milhão para os Correios.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Os crimes imputados aos envolvidos incluem furto qualificado, receptação qualificada, organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e uso clandestino de rádio transceptor. O esquema era sofisticado, envolvendo a interceptação de caminhões dos Correios, a retirada de encomendas valiosas, e o uso de lacres falsos para camuflar a violação das cargas.

Motoristas terceirizados dos Correios estavam entre os cúmplices, facilitando a operação criminosa. Os itens furtados eram armazenados em um depósito controlado pelo grupo e vendidos online.

Durante a investigação, nove prisões foram efetuadas, 14 veículos apreendidos e contas bancárias bloqueadas. Até agora, a PF conseguiu recuperar e restituir R$ 113,4 mil em mercadorias subtraídas aos legítimos proprietários.