Pesquisa do Datafolha revela que maioria dos brasileiros é contra fim da reeleição

Três cidades gaúchas terão eleições suplementares em 2022 no RS
Foto: Divulgação/TRE

O assunto de reeleição voltou a pauta nos últimos tempos, uma vez que o Senado está discutindo o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente. Em contrapartida, uma pesquisa do Datafolha divulgada hoje (22) mostra que a maioria dos brasileiros é contra essa proibição.

Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados preferem que a possibilidade de recondução a esses cargos permaneça como está, enquanto 41% gostariam que a reeleição fosse proibida. Outros 2% não souberam responder.

A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 20 de março, entrevistou 2.002 pessoas em 147 cidades do país, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento também revela que entre os entrevistados que se consideram “um pouco ou muito petistas”, 67% são contra a reeleição. Entre os bolsonaristas, o índice é de 54%, dentro da margem de erro.

Atualmente, já existem propostas no Senado para acabar com a reeleição, mas ainda não está definido qual texto será aprovado pelos líderes partidários. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sugere que a proposta em discussão estenderia a duração do mandato no Executivo.

Essa questão será tratada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que necessita do apoio de três quintos da Câmara dos Deputados (308 de 513 deputados) e do Senado (49 de 81 senadores) para ser aprovada. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) deve ser o relator da proposta.