Caxias do Sul descarta risco de rompimento de barragens

Foto: Divulgação/PMCS

A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta manhã de sábado (4) que o risco de rompimento do Complexo Dal Bó foi eliminado, permitindo que os moradores dos bairros Fátima e Reolon retornem às suas residências.

De acordo com um relatório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o nível da água na região diminuiu 1,35 metro, tornando a área segura novamente para habitação.

Atualmente, algumas famílias ainda estão acomodadas em dois ginásios, enquanto outras optaram por ficar em casas de parentes e amigos. A prefeitura destacou que ainda há pessoas abrigadas vindas de áreas consideradas de risco, como Galópolis e Vila Cristina. Para aqueles que se sentem inseguros para retornar às suas casas e não têm outro local para ir, a Defesa Civil está disponível para oferecer assistência.

O alerta máximo para o Complexo Dal Bó foi emitido na madrugada de quinta-feira (2), devido à preocupação com um possível transbordamento ou mesmo rompimento da represa após um período de chuvas intensas. A situação agora está estabilizada, permitindo que a vida dos moradores comece a voltar ao normal.