Novo Hamburgo rebaixado e São Luiz classificado: confira como foram os jogos da 11ª rodada do Gauchão Ipiranga

Foto: Lucas Eduardo/São Luiz

O sábado (2) marcou a 11ª e última rodada da fase classificatória do Gauchão Ipiranga 2024. Enquanto o São Luiz comemorou a classificação para as quartas de final, após vencer o Santa Cruz dentro de seus domínios, o Novo Hamburgo foi batido pelo Caxias, dentro de seus domínios, e rebaixado.

Juventude 1 x 2 Internacional

No Alfredo Jaconi, o Inter bateu o Juventude por 2 a 1. Os gols do Colorados foram marcados por Hyoran, aos 21 minutos do primeiro tempo, e Wesley, no primeiro minuto da segunda etapa, enquanto Jadson descontou para o Papo, aos 6 da etapa complementar.

As duas equipes entraram em campo já classificadas para as quartas de final. Entretanto, com resultado, o Inter finaliza a primeira fase do estadual na liderança, com 28 pontos, enquanto o Ju ficou na 5ª posição, com 15.

Grêmio 4 x 1 Guarany

Também confirmados na segunda fase do Gauchão, o Grêmio bateu o Guarany na Arena. Os gols do Tricolor foram marcados por Pavon, aos 6 do primeiro tempo, mas Wilson Júnior empatou aos 31 minutos. Na segunda etapa, o Tricolor chegou com mais força e balançou as redes duas vezes em quatro minutos, com Geromel, aos 2, e Pavon outra vez, aos 4. Por fim, o estreante Diego Costa marcou em cobrança de falta com categoria, aos 20 minutos.

Com o resultado, o Grêmio permaneceu na vice liderança, com 23 pontos, enquanto o Guarany foi ultrapassado pelo Caxias e ficou em quarto, com 16.

Avenida 0 x 0 São José

Nos Eucaliptos, um jogo com muita emoção. De um lado, o já classificado São José encarou o Avenida, que lutou até o fim contra o rebaixamento. A oportunidade mais clara do jogo foi desperdiçada por Carlos Henrique, do Nida, que teve sua penalidade máxima defendida pelo goleiro Fábio Rampi. A decisão de quem bateria o pênalti, inclusive, causou discussão entre os próprio jogadores. Confira o vídeo abaixo

Com o empate, o Zeca ficou na sexta colocação na tabela, com 15 pontos somados e garantiu vaga nas quartas de final do Gauchão. Já o time de Santa Cruz se garantiu na primeira divisão do campeonato, e começa a pensar na disputa da Série D do Brasileirão.

Ypiranga 0 x 0 Brasil

No Colosso da Lagoa, outro jogo com nível alto de adrenalina. Isto pois o Ypiranga começou a rodada correndo risco de rebaixamento e precisando pontuar. Por outro lado, o Brasil, já classificado a próxima fase, começou a rodada querendo subir na tabela. Em um jogo sem muitas oportunidades perigosas e claras, ambas equipes pontuaram, o que foi o suficiente para o Canarinho. Com o tropeço do Novo Hamburgo para o Caxias, o resultado em Erechim foi o suficiente para o time comandado por Thiago Carvalho escapar do rebaixamento.

O Ypiranga termina a primeira fase em nono na tabela com 10 pontos e agora foca no Brasileirão. Já o Xavante ficou em sétimo, com 15.

Novo Hamburgo 0 x 1 Caxias

No Vale, o clima ao fim do jogo foi marcado por muita tristeza, afinal, o último campeão gaúcho vindo do interior foi rebaixado. Isso pois o Caxias superou o Novo Hamburgo, com gol de Tomás Bastos em cobrança de escanteio olímpico, aos 42 minutos do segundo tempo, resultado que colocaria o time dentro do Z-2.

Festa do lado dos comandados de Argel Fuchs, que ingressarem no G-4, na terceira posição, e agora disputarão as quartas de final no Centenário. Já o Anilado, termina a competição com a penúltima campanha e o rebaixamento para o Gauchão Série A2 por conta do saldo de gols, critério que o deixava a frente do Avenida na tabela até o momento que sofreu o gol.

São Luiz 1 x 0 Caxias

No 19 de Outubro, o campeão da Recopa Gaúcha 2024, o São Luiz, aproveitou o embalo, a torcida a seu favor e a chance, afinal dependia somente de si mesmo para passar de fase, e garantiu classificação para as quartas de final após vencer o já rebaixado Santa Cruz. O único gol da partida foi marcado por Gabriel Davis, em cobrança de pênalti aos 36 minutos do primeiro tempo.

Com a vitória, o Rubro foi a 13 pontos e garantiu o oitavo lugar na tabela de classificação, enquanto o Galo finalizou sua participação na primeira divisão estadual com nenhuma vitória.

Confira os confrontos das quartas de final