Ciclone na Argentina trará mudanças no tempo no Rio Grande do Sul neste fim de semana

Foto: Pexels

Uma frente fria, acompanhada por um ciclone extratropical no mar da Argentina, vai alterar o clima no Rio Grande do Sul neste fim de semana. No sábado (2), o sol e o calor predominam na maior parte do estado, mas no domingo (3), a instabilidade toma conta, com alertas de tempestades em várias regiões.

No sábado, o tempo permanece firme em grande parte do RS, com exceção da Fronteira Oeste, Sul e Campanha, onde podem ocorrer chuvas isoladas na segunda metade do dia, vindas do Uruguai.

A temperatura será o destaque, podendo aumentar consideravelmente devido ao calor pré-frontal. Esse fenômeno acontece antes da chegada de uma frente fria, causando abafamento devido ao empurrão do ar polar sobre o ar quente. A máxima chega a 37ºC em Novo Tiradentes, no Norte, enquanto a mínima será de 13ºC em São José dos Ausentes, na Serra. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 22ºC e 33ºC.

No domingo, o tempo muda e a instabilidade se espalha pelo estado, especialmente nas regiões Metropolitana, Serra, Norte, Missões, Vales, Central e Fronteira Oeste, devido à passagem da frente fria e ao ciclone marítimo próximo à província de Buenos Aires, na Argentina.

A temperatura tende a cair no domingo, com máxima de 35ºC em Novo Tiradentes e Vicente Dutra, no Norte, e mínima de 14ºC em Pedras Altas, no Sul, e São José dos Ausentes, na Serra. Em Porto Alegre, a variação térmica será entre 23ºC e 31ºC.