Gramado proíbe distribuição de sacolas plásticas

Foto: Reprodução

Desde terça-feira (19), uma nova lei entrou em vigor em Gramado, na Serra, com o objetivo de preservar o meio ambiente. Agora, é proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais da cidade, incentivando o uso de embalagens mais sustentáveis.

Agora, em Gramado, as sacolas plásticas só são disponibilizadas mediante cobrança nos estabelecimentos comerciais. A Secretaria do Meio Ambiente esclarece que empresas que desrespeitarem essa norma serão notificadas e podem sofrer penalidades financeiras.

Segundo Karen Nubia Oliveira, secretária-adjunta do Meio Ambiente, “as empresas podem optar por incluir o custo da sacola plástica na nota fiscal, incentivando os consumidores a adotarem outras opções”. Devido à liberdade de comércio, a lei não especifica valores.

Em um dos supermercados da cidade, cada sacola plástica custa 10 centavos. O consumidor tem a liberdade de decidir se prefere adquirir a sacola ou utilizar outras formas de embalagem. Vale ressaltar que essa legislação se aplica a todos os tipos de estabelecimentos comerciais.