Governo Federal deve aumentar preço de medicamentos em 4,5% em abril

Foto: Reprodução

O governo federal está prestes a anunciar um aumento de 4,5% no preço dos medicamentos, conforme projeção da indústria farmacêutica. Essa atualização costuma ser oficializada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) e é aguardada até o final desta semana.

Normalmente, o reajuste é divulgado no último dia útil de março, mas devido ao feriado da Semana Santa, a expectativa é que o anúncio ocorra até quinta-feira (28). A previsão é de que o aumento entre em vigor a partir do dia 1º de abril.

Esse ajuste é realizado anualmente e leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou uma variação de 4,5% em fevereiro nos últimos 12 meses.

Os outros fatores utilizados no cálculo, como produtividade do setor farmacêutico, custos de produção não contemplados pelo IPCA e promoção de concorrência, foram estabelecidos como zero pela Cmed este ano. Diferentemente de anos anteriores, não haverá distinção de aumento em três faixas de mercado.

Após a publicação da resolução da Cmed no Diário Oficial da União, o aumento deve entrar em vigor em 1º de abril. No entanto, é importante ressaltar que o reajuste não é imediato, pois depende de cada farmácia e indústria farmacêutica para ser aplicado.