Governo Federal anuncia criação de 100 novos campi de Institutos Federais, sendo cinco no RS

IFSul: 30 mil vagas gratuitas para cursos online de inglês e espanhol
Foto: IFSul / Divulgação

Nesta terça-feira (12), o governo federal revelou um plano para criar 100 novos campi de institutos federais em diversas regiões do país. Com essa iniciativa, o Ministério da Educação (MEC) planeja abrir 140 mil novas vagas para estudantes. Estima-se que serão investidos cerca de R$ 2,5 bilhões na construção dessas novas unidades, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio oficial ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além da criação dos novos campi, o governo também destinou um investimento de R$ 1,4 bilhão para melhorar a estrutura das unidades já existentes. Esses recursos serão utilizados para a construção de refeitórios, bibliotecas, quadras esportivas, salas de aula e a aquisição de equipamentos.

Atualmente, a rede federal de ensino conta com 656 campi em todo o país. No entanto, gestores têm destacado a necessidade de mais recursos diante das restrições orçamentárias dos últimos anos, especialmente com o aumento de alunos de camadas vulneráveis, devido à expansão das cotas.

O Rio Grande do Sul está entre os beneficiados com cinco novos institutos, que serão instalados em Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e Gramado.