Governador Eduardo Leite decreta estado de emergência por causa de dengue

Foto: Divulgação/Governo RS

O Rio Grande do Sul entrou em estado de emergência sanitária devido a um aumento significativo nos casos de dengue, marcado pela confirmação de mais três óbitos pela doença nesta terça-feira (12). O governador Eduardo Leite, respondendo à situação alarmante, assinou um decreto de emergência, que será publicado no Diário Oficial na quarta-feira (13), após recomendação da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Este movimento estratégico visa posicionar o estado como uma prioridade na distribuição da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takedo. Devido à alta demanda e à capacidade limitada de produção do laboratório, o Rio Grande do Sul busca garantir o recebimento das doses necessárias. Enquanto isso, uma vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan está prevista apenas para 2025 ou 2026, após a conclusão dos testes clínicos e aprovação da Anvisa.

Com um total de vinte mortes confirmadas por dengue no estado este ano, os casos mais recentes incluem vítimas de São Leopoldo, Santa Rosa e Iraí, todas com comorbidades. Além da busca por vacinas, o decreto facilita a aquisição de insumos e, se necessário, a contratação de vagas em hospitais privados para atender a demanda, caso a rede pública atinja sua capacidade máxima.