Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Após as polêmicas envolvendo o a arbitragem do jogo contra o Bahia, o senador Jorge Kajuru convidou Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, para depor na CPI de Manipulações e Apostas Esportivas do Senado.
No entanto, o convite foi recusado por Renato, alegando estar ocupado com a viagem da equipe para Ponta Grossa e a preparação para o próximo jogo contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.
Kajuru sugeriu que Renato participasse da sessão por vídeo, mas como o treinador recusou, ficou acordado que conversariam em outro momento. Ainda não há uma nova data definida para a participação de Portaluppi.
Segundo Rodrigo Oliveira, do GZH, o Grêmio deve orientar Renato a não comparecer na CPI até que a CBF se pronuncie oficialmente sobre o ocorrido na partida contra o Bahia.
No jogo, o diretor de arbitragem da Federação Baiana, Jailson Macedo Freitas, teria interferido de forma ilegal, o que gerou revolta por parte de Renato. O senador Kajuru considerou a situação grave e antiética se confirmada, e espera esclarecimentos.
Embora não tenha sido intimado, Renato é convidado a falar na CPI. O Grêmio aguarda resposta da Procuradoria do STJD sobre o ocorrido, ressaltando que não está questionando o resultado da partida, mas sim buscando esclarecimentos sobre a atuação da arbitragem no futebol brasileiro.