Golpe online de venda de eletrodomésticos cresce em Canoas e já tem nove casos registrados

Foto: Reprodução

No Rio Grande do Sul, um novo golpe envolvendo a compra e venda de eletrodomésticos pela internet tem causado preocupação. Apenas em março, a Polícia Civil de Canoas registrou nove casos onde vítimas foram enganadas por ofertas falsas. Os golpistas, após receberem o pagamento, fingem ser policiais e acusam os compradores de envolvimento em receptação, buscando extorqui-los.

A delegada Luciane Bertoletti, responsável pelo caso, alerta para a coação exercida pelos criminosos, que exploram o medo das vítimas de serem processadas. Uma das vítimas, uma vendedora de Canoas, relatou ter sido enganada ao tentar comprar uma geladeira usada, resultando em uma suposta intervenção policial sobre o produto roubado.

Os falsos policiais chegam a utilizar documentos forjados com identificações de delegados reais para dar credibilidade à fraude. Mário Souza, diretor da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do RS, teve seus dados utilizados indevidamente e enfatiza a importância de registrar ocorrências e desconfiar de contatos policiais por mensagens.

A Polícia Civil orienta consumidores a verificar a autenticidade dos vendedores e desconfiar de preços muito abaixo do mercado. A Meta, proprietária do Facebook onde muitos golpes ocorrem, incentiva a denúncia de atividades suspeitas através dos aplicativos, comprometendo-se a combater fraudes em suas plataformas.