Vereadores de Porto Alegre abrem CPI para investigar atuação de CEEE Equatorial

Foto: Divulgação/CEEE Grupo Equatorial

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre deu início, nesta quinta-feira (22), a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a performance da CEEE Equatorial. A empresa de energia elétrica esteve sob escrutínio após um temporal em janeiro deixar mais de 600 mil de seus clientes sem eletricidade, afetando no total mais de um milhão de moradores do Rio Grande do Sul.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A CEEE Equatorial, por meio de uma nota, expressou compreensão pelo papel dos representantes municipais e reiterou sua disposição em colaborar com as autoridades para esclarecer os fatos, enfatizando os investimentos e melhorias implementadas desde sua incorporação pelo Grupo Equatorial em 2021.

A CPI, com duração inicial de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, focará em diversos aspectos da atuação da concessionária, incluindo estrutura do sistema elétrico, manutenção da rede, gestão de pessoal, resposta a emergências climáticas, manejo arbóreo e possíveis cobranças indevidas.

Apesar da iniciativa, há questionamentos entre os vereadores sobre a competência da Câmara Municipal para investigar uma concessão estadual, destacando-se a limitação em convocar o presidente da companhia para depor, uma prerrogativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O impacto do temporal foi significativo, com estragos em infraestruturas, bloqueio de vias, uma morte registrada e interrupções no fornecimento de serviços essenciais, incluindo a distribuição de água pela DMAE em Porto Alegre devido à paralisação de estações de tratamento e casas de bombas.

Nota da CEEE Equatorial

“A CEEE Equatorial compreende o papel dos representantes dos cidadãos porto-alegrenses na atenção aos serviços prestados e segue à disposição das autoridades públicas para prestar os esclarecimentos necessários, com o fim de demonstrar os avanços realizados através de vultosos investimentos e melhorias de processos, que permitiram a melhoria em diversos indicadores de qualidade da distribuidora de energia, desde que ela foi delegada ao Grupo Equatorial, em meados do ano de 2021.”