Tenente Portela tenta aquisição de vacinas contra dengue em reunião com Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tenente Portela

Tenente Portela, uma cidade do Noroeste com apenas 14,5 mil habitantes, enfrenta uma grave crise de dengue, com três mortes confirmadas e mais de 1,2 mil casos registrados, representando 23% do total estadual.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Em resposta, o prefeito Rosemar Antonio Sala reuniu-se com o Ministério da Saúde em Brasília nesta quarta-feira (21) para discutir medidas urgentes, incluindo a possibilidade de envio de vacinas contra a doença para a cidade.

Durante uma entrevista para a Rádio Gaúcha, Rosemar Sala expressou a necessidade crítica de intervenção, apontando que, apesar dos esforços de prevenção, o município continua a ver um aumento nos casos, especialmente após o período do Carnaval. O município está adotando medidas como borrifação intradomiciliar de inseticidas, tendo alcançado 2,5 mil residências, e espera ver uma diminuição nos casos em breve.

O prefeito também destacou a expansão dos horários de atendimento e a designação de um hospital de referência para lidar com o surto. Apesar do elevado número de casos, a cidade conseguiu evitar um grande número de hospitalizações, mas a longa duração dos sintomas em muitos pacientes está pressionando o sistema de saúde local.