Rio Grande do Sul registra 8ª morte por dengue em 2024

Foto: Divulgação/Governo RS

Frederico Westphalen, localizada no norte do Rio Grande do Sul, confirmou a primeira morte por dengue no município em 2024, elevando para oito o número de óbitos pela doença no estado neste ano, conforme divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) na segunda-feira (26).

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A vítima, uma mulher de 79 anos com comorbidades, faleceu na última sexta-feira (23). Atualmente, o município registra 229 casos confirmados de dengue, sendo a grande maioria, 208 casos, de transmissão local. A taxa de incidência da doença na cidade é alarmante, com 1.254 casos por 100 mil habitantes.

Além deste caso, outras mortes foram registradas em Tenente Portela, Cruz Alta, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Lajeado. As autoridades de saúde enfatizam a importância do atendimento médico imediato ao surgimento dos primeiros sintomas, como dor nos olhos, muscular e nas articulações, para prevenir o agravamento da doença.

Recomenda-se o uso de repelentes e a manutenção de ambientes limpos, sem acúmulo de lixo ou água parada, para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizado nesta terça-feira (27), indica que o estado já contabiliza 8.199 casos de dengue em 2024, sendo 7.023 autóctones. Em 2023, o RS registrou 54 mortes pela doença.