PF aponta que Bolsonaro, ex-ministros e militares montaram estrutura com seis núcleos para tentativa de golpe

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal lançou uma operação significativa nesta quinta-feira (8), visando o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros de seu governo, e figuras militares importantes. A ação, baseada em um detalhado relatório da PF, sugere que havia uma organização dividida em seis núcleos com o objetivo de orquestrar uma tentativa de golpe de Estado.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Foram emitidos 33 mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de prisão preventiva, acompanhados de medidas cautelares como a proibição de contato entre os investigados, apreensão de passaportes e remoção de cargos públicos.

A estrutura da organização, conforme descrito pela PF, inclui:

  • Núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral: focado na criação e disseminação de falsas informações sobre as eleições presidenciais de 2022, com o intuito de deslegitimar o processo eleitoral e incitar manifestações em frente a quartéis militares.
  • Núcleo responsável por incitar militares: tinha como alvo os militares de comando contrários ao golpe, utilizando ataques pessoais amplificados por múltiplos canais e influenciadores.
  • Núcleo jurídico: encarregado de fornecer fundamentação legal e elaborar decretos que favorecessem os planos do grupo.
  • Núcleo operacional de apoio: atuava no planejamento e execução de ações para sustentar manifestações militares, incluindo logística e financiamento.
  • Núcleo de inteligência paralela: focado na coleta de informações para auxiliar nas decisões de Bolsonaro visando o golpe, incluindo o monitoramento de autoridades como o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
  • Núcleo de oficiais de alta patente: utilizava a influência de seus membros para ganhar apoio e endossar as ações dos outros núcleos.

Integrantes, segundo a PF: Walter Souza Braga Netto, Almir Garnier Santos, Mario Fernandes, Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, Laércio Vergílio e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.