NASA monitora possível colisão entre satélite russo e espaçonave dos Estados Unidos

Foto: Divulgação/NASA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está em alerta, monitorando de perto a aproximação perigosa entre uma espaçonave americana e um satélite russo, que poderia ocorrer nesta quarta-feira (28). A Nasa, agência espacial americana, revelou que a Thermosphere Ionosphere Mesosphere Energetics and Dynamics Mission (TIMED) e o satélite Cosmos 2221 estão em trajetórias próximas, aumentando o risco de colisão.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Ambas as espaçonaves não têm capacidade de manobra, o que impossibilita qualquer tentativa de alteração de curso para evitar um encontro iminente. Apesar das previsões de que uma colisão pode ser evitada, a distância crítica em que passarão um pelo outro não foi especificada pela Nasa.

A agência também alertou que, em caso de colisão, o evento poderia gerar uma quantidade significativa de detritos espaciais, aumentando os riscos para outras missões e satélites em órbita.

A missão TIMED, em foco neste evento, é dedicada ao estudo das camadas superiores da atmosfera da Terra, analisando a interação entre a radiação solar, a atividade humana e as camadas mais altas da atmosfera.