Instabilidade marca início da semana no Rio Grande do Sul

Miguel Scapin/ O Bairrista

A semana terá início com instabilidade no Rio Grande do Sul. Apesar do sol entre nuvens, à tarde e à noite, a presença da “baixa fria” em altitude provocará o desenvolvimento de nuvens verticais com chuva em grande parte do Estado.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Segundo a MetSul, há previsão de chuvas localmente fortes a torrenciais, com risco de temporais isolados e ventos fortes, podendo ocorrer a formação de nuvens funis em alguns locais.

A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) alerta para volumes “significativos” de chuva nos próximos dias, especialmente nas regiões Norte, Serra, Nordeste, divisa com Santa Catarina, Região Metropolitana e Litoral. Os volumes podem variar de 40 a 80 milímetros até sexta-feira (23), podendo atingir até 100 milímetros em alguns pontos.

Apesar disso, os volumes não devem ser suficientes para causar inundações, sendo que historicamente, a média de chuvas em fevereiro na capital gaúcha é de 110,8 milímetros.

A Defesa Civil e a Sala de Situação também estão monitorando os possíveis efeitos da aproximação de uma depressão tropical em alto-mar. Inicialmente formado no Rio de Janeiro, o fenômeno agora está se deslocando em direção sudoeste, com características físicas diferentes do ciclone subtropical, o que pode resultar em ventos mais velozes.