Grêmio goleia e São Luiz e Ypiranga ficam no empate na abertura da 9ª rodada do Gauchão Ipiranga

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A 9ª rodada do Gauchão Ipiranga 2024 foi aberta neste sábado (17) com direito a goleada do Grêmio sobre o Santa Cruz, e empate na partida entre São Luiz e Ypiranga. Confira como foram as partidas.

Grêmio 6 x 2 Santa Cruz

Primeiro jogo do dia, o Grêmio bateu, em seus domínios, o Santa Cruz e complicou ainda mais a vida da equipe comandada pelo técnico Iarley, que segue sem vencer no Campeonato Gaúcho. A partida contou com a estreia de duas recentes contratações do Tricolor, Pavón e Du Queiroz, que começaram no banco de reservas e entraram no segundo tempo.

O time de Renato Portaluppi começou em cima. Aos 13 minutos, Gustavo Nunes aproveitou sobra de bola na área para bater de primeira e marcar seu primeiro gol como profissional. Três minutos depois, o mesmo jogador fez jogada pela esquerda e Cristaldo recebeu na área para dar um toque para as redes, fazendo o segundo. Após, o Galo começou a se destaca na partida e, aos 24, David arriscou de muito longe e acertou o canto do goleiro Marchesín marcando um golaço. Já aos 49, foi a vez de Pablo acionar Jean Lucca na área, este tocou para as redes para vencer Kannemann e Marchesín na jogada e deixar tudo igual no marcador.

Na segunda etapa, aos 21, foi a vez do gol de um dos estreantes. Pepê acionou André na área, ele ajeitou para chegada de Pavón bater para o gol, fazendo 3×2. Já aos 30, João Pedro recebeu na direita e chutou de canhota, no canto, para ampliar. Dois minutos depois, veio o quinto. Pavón cruzou rasteiro da direita para JP Galvão, que bateu livre para as redes. Por fim, dominante na partida, o Tricolor fechou a goleada com André de cabeça, após cruzamento de Pavón.

Com o resultado, o Grêmio dorme na liderança, com 20 pontos, já o Santa Cruz segue na última colocação com apenas três. Na próxima rodada, o Tricolor terá o clássico Gre-Nal, no Beira-Rio no domingo, às 18h, enquanto no dia seguinte, às 20h, o Galo recebe o Ypiranga nos Plátanos.

São Luiz 0 x 0 Ypiranga

Já o jogo da noite de sábado foi marcado por igualdade sem gols. O São Luiz chegou a abrir o placar, duas vezes, com Diogo Sodré, no primeiro tempo, e Lucas Hulk, na segunda etapa, mas o árbitro Anderson Daronco sinalizou o impedimento em ambas jogadas. Nas poucas chegadas dos dois times, os goleiros Alexander e Raul roubaram a cena com belas defesas.

Curiosamente as duas equipes são as que mais empataram no Gauchão até aqui. O Alvirrubro de Ijuí soma sete empates em nove rodadas. A equipe venceu apenas o Avenida, no dia 31 de janeiro, em partida válida pela 4ª rodada. Já o Canarinho tem cinco empates e, assim como o adversário deste sábado, venceu somente um confronto, contra o Guarany, na 1ª rodada do estadual.

Com o resultado, o São Luiz sobe para a sétima colocação, com 10 pontos, enquanto o Ypiranga segue em penúltimo na tabela, com oito. Na próxima rodada o time de Ijuí visita o Guarany, no sábado às 19h, já o Canarinho enfrenta o Santa Cruz, na segunda-feira da outra semana, às 20h no Estádio dos Plátanos.