Estudante gaúcha ganha bolsa de estudos da NASA

Foto: Reprodução/RBSTV

Maria Victória Cruz, uma estudante de 15 anos de Uruguaiana, está se preparando para uma aventura educacional na National Aeronautics and Space Administration (Nasa), a prestigiada agência espacial dos Estados Unidos.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Sua paixão por astronomia, alimentada por suas conquistas em competições escolares de robótica, matemática e física, a levou a ser selecionada para um curso intensivo na Academia Espacial Avançada.

“Descobri meu amor pela astronomia através dessas competições”, revela Maria.

Sua dedicação e interesse pela área a incentivaram a se inscrever para uma bolsa de estudos na Nasa, onde foi aprovada após uma rigorosa seleção que incluía questões dissertativas.

“Foi um dia incrível para mim e minha família”, contou a estudante para o g1.

O curso, que dura seis dias, oferece uma experiência imersiva em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, preparando os jovens para desafios futuros e inspirando-os a explorar as vastidões do espaço.

Desde 1982, os programas de acampamento espacial da Nasa têm sido uma fonte de inspiração para jovens de todo o mundo, atraindo mais de 700 mil estudantes de 150 países diferentes. Esses cursos são projetados não apenas para ensinar sobre o espaço, mas também para desenvolver habilidades essenciais de trabalho em equipe e liderança.

Segundo o portal g1, a viagem de Maria está marcada para agosto, com a bolsa de estudos cobrindo os custos do curso e da hospedagem. Atualmente, a família está empenhada em arrecadar fundos para suportar as despesas adicionais da viagem.