Clubes defendem suspensão de Campeonato Brasileiro durante a realização da Copa América

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Luís Carlos Azevedo, gerente de futebol do Flamengo, revelou que o clube carioca, juntamente com outras equipes da Série A, solicitou à CBF a suspensão do Campeonato Brasileiro durante a realização da Copa América, que ocorrerá de 20 de junho a 14 de julho.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!

Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A proposta discutida visa evitar prejuízos aos times por desfalques devido à convocação de jogadores para o torneio continental, a ser realizado nos Estados Unidos.

A iniciativa, endossada por clubes como Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco, propõe realocar as partidas do Brasileirão previstas para o período da Copa América para as datas das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil. Isso permitiria que as equipes disputassem o campeonato nacional sem perder jogadores importantes.

A mudança, caso aceita pela CBF, implicaria no adiamento das finais da Copa do Brasil para os dias 11 e 15 de dezembro, após a conclusão do Brasileirão. A medida busca assegurar a equidade na competição, considerando que na última data FIFA, 29 atletas da Série A foram convocados por seleções sul-americanas.

Os clubes aguardam um posicionamento da CBF quanto ao pedido formalizado, que tem como objetivo minimizar os impactos das convocações internacionais no desempenho das equipes no Campeonato Brasileiro.