Tempo instável e alerta de tempestade no Rio Grande do Sul

Miguel Scapin/O Bairrista

A quarta-feira no Rio Grande do Sul continuará marcada pela instabilidade do tempo. Pela manhã, o sol pode aparecer na Região Metropolitana, mas será acompanhado de chuvas isoladas. Durante a tarde, há previsão de chuvas fortes em Porto Alegre e em outros municípios da região. Essa condição meteorológica se deve à passagem de uma frente fria pelo Estado, associada à circulação de vento úmido que intensifica a umidade na Fronteira Oeste e no Sul, causando nebulosidade e possibilitando a ocorrência de chuva a qualquer momento do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul. O alerta é válido das 10h desta terça-feira (9) até às 10h de quinta-feira (11). De acordo com o alerta, pode haver chuva de até 50 milímetros por dia, ventos intensos de até 60 km/h e risco de queda de granizo. A população deve tomar cuidado e evitar abrigar-se embaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, para evitar danos causados por descargas elétricas.

As maiores quantidades de chuva são previstas para a Fronteira Oeste e o Noroeste do Estado, com regiões que podem receber até 88 milímetros de precipitação. Uruguaiana, na Fronteira Oeste, por exemplo, pode receber 76% da média esperada para todo o mês de janeiro em apenas um dia.

Apesar das condições instáveis, as temperaturas permanecerão elevadas no estado na quarta-feira. A máxima, que atingirá 37ºC, será registrada em Novo Tiradentes, no Norte, enquanto a mínima, de 16ºC, será observada em Pedras Altas, no Sul, Soledade, no Norte, e São José dos Ausentes, na Serra. Em Porto Alegre, a variação de temperatura será de 22ºC a 31ºC.

Confira a previsão do tempo para algumas regiões do Estado na quarta-feira:

Região Metropolitana: Tempo instável, com chuva durante a segunda metade do dia. Em Viamão, os termômetros variam de 21°C a 31°C.

Campanha: Tempo instável, com chuva em qualquer momento do dia em Bagé. As temperaturas variam de 22°C a 26°C.

Fronteira Oeste: Tempo instável, com chuva durante a segunda metade do dia em Uruguaiana. As temperaturas variam de 23°C a 27°C.

Litoral Norte: Tempo instável, com chuva durante a segunda metade do dia em Torres. As temperaturas variam de 23°C a 30°C.

Litoral Sul: Tempo instável, com chuva a qualquer momento do dia em Rio Grande. As temperaturas variam de 22°C a 27°C.

Região Central: Tempo instável, com chuva em qualquer momento do dia em Santa Maria. As temperaturas variam de 22°C a 28°C.

Região Noroeste: Tempo instável, com chuva em qualquer momento do dia em Ijuí. As temperaturas variam de 22°C a 28°C.

Região Norte: Tempo instável, com chuva durante a segunda metade do dia em Erechim. As temperaturas variam de 18°C a 30°C.

Região Sul: Tempo instável, com chuva a qualquer momento do dia em Canguçu. As temperaturas variam de 18°C a 24°C.

Serra: Tempo instável, com chuva durante a segunda metade do dia em Bento Gonçalves. As temperaturas variam de 20°C a 31°C.