Segunda-feira com calor e abafamento, mas possibilidade de chuva em quase todo o Estado

Pexels

A segunda-feira começou com altas temperaturas e sensação de abafamento em todo o Estado do Rio Grande do Sul. O sol conseguiu aparecer entre nuvens em diversas cidades, principalmente nas regiões Noroeste e Norte, onde o calor foi mais intenso.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Após um domingo com temperaturas acima de 35°C em grande parte do Estado, o cenário climático está prestes a mudar, com a chegada de instabilidades que devem trazer alívio térmico nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, indicando perigo potencial, que permanecerá em vigor até as 10h da manhã desta segunda-feira (8) devido a ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h. Existe também a possibilidade de queda de granizo em diversas regiões, incluindo Sudoeste, Noroeste, Centro, Metropolitana, Sudeste e Nordeste do Rio Grande do Sul.

Durante o dia, o ar quente e úmido de origem tropical contribuirá para a instabilidade, resultando em chuvas em grande parte do Estado, embora com variações na intensidade e no horário. Alguns lugares poderão receber chuvas já durante a madrugada e manhã, enquanto em outros a precipitação é esperada apenas para a tarde e noite. Alerta-se para a possibilidade de chuvas localmente fortes a intensas, com risco de temporais isolados, acompanhados de ventos fortes e possível queda de granizo.

Previsões para algumas cidades do Estado:

Porto Alegre: Sol pela manhã com ocorrência de chuva e trovoadas durante o dia. As temperaturas variam entre 21 e 33°C.

Caxias do Sul: Na cidade da Serra, a previsão é de mínima de 21 e máxima de 33°C, com sol e aumento de nuvens ao longo do dia. Chuvas são esperadas durante a tarde e noite.

Capão da Canoa: No Litoral Norte, o dia permanecerá quente, com temperatura máxima de 34°C. Apesar da chuva durante o dia, o tempo deverá abrir à noite.

Pelotas: A cidade do Sul amanheceu com 18°C e terá um dia com sol, chuva e trovoadas ao longo do dia, com temperatura máxima de 29°C.

Passo Fundo: Na região Norte, também há previsão de sol, chuva e trovoadas, refletindo o cenário de quase todo o estado, com temperaturas variando entre 20 e 30°C.

São Borja: No Oeste, o dia contará com sol e muitas nuvens, além de chuva a qualquer momento. As temperaturas não devem subir muito, chegando a 31°C.