MP denuncia ex-funcionárias e proprietária de creche em Caxias do Sul por tortura e omissão

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (29), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apresentou denúncias contra a proprietária e três ex-funcionárias de uma escola de educação infantil em Caxias do Sul, na Serra. Segundo o MPRS, a dona da escola enfrenta acusações de omissão, enquanto as ex-funcionárias estão sendo acusadas de tortura contra crianças com idades entre seis meses e três anos.

O advogado Airton Barbosa de Almeida afirmou que “a proprietária da escola não praticou qualquer ação ou omissão criminosa.” Ele também acrescentou que “caso a denúncia seja aceita pelo juiz, teremos a oportunidade de apresentar a defesa e evidências.”

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Uma das ex-funcionárias denunciadas foi presa neste mês, enquanto outra está foragida e duas estão respondendo em liberdade. Os nomes das acusadas não foram divulgados.

A promotora de Justiça Adriana Chesani afirmou que “a denúncia se baseia em depoimentos de pais e responsáveis e descreve detalhadamente os eventos registrados em mais de uma centena de vídeos capturados pelas câmeras de segurança dentro da creche e incluídos no inquérito policial.”

O caso veio à tona em novembro de 2023, quando um dos pais obteve imagens que mostravam as crianças sendo maltratadas e arrastadas. Em dezembro, as quatro mulheres foram indiciadas pela Polícia Civil. A escola infantil encerrou suas atividades e as funcionárias foram demitidas.