Final da Copinha não será realizada no Estádio do Pacaembu

Foto: Divulgação/pacaembuoficial.com.br

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, nesta terça-feira (16), que o Estádio do Pacaembu não estará apto a sediar a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida popularmente como Copinha, prevista para acontecer no próximo dia 25.

A decisão sobre o novo local da final do tradicional torneio de categorias de base ainda está pendente e dependerá dos times que se classificarem para as fases finais. As oitavas de final da competição começam hoje.

A FPF, em conjunto com a Prefeitura de São Paulo e a concessionária que administra o Pacaembu, chegou ao consenso sobre o veto do estádio para a decisão por “questões de segurança”. Atualmente, o Pacaembu está sem gramado adequado e carece da infraestrutura necessária para acolher um evento de tal magnitude, especialmente considerando o curto prazo de menos de 10 dias para a final.

Esse impasse quanto à utilização do Pacaembu para a final da Copinha não é uma surpresa. Desde dezembro, já havia um sentimento de pessimismo em relação à viabilidade do estádio para o torneio, devido ao andamento das reformas em curso. Esta preocupação foi confirmada oficialmente com o anúncio de hoje.

Confira a nota oficial da Federação Paulista:

A Federação Paulista de Futebol, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo e a Concessionária Allegra Pacaembu informam que decidiram, em comum acordo, que a final da Copa São Paulo Sicredi 2024 não será realizada no Estádio do Pacaembu.

A decisão foi tomada após criteriosa análise de todos os envolvidos, prezando prioritariamente pela segurança e conforto de clubes e torcedores.

Conforme previsto em Regulamento, a FPF observará todas as questões de segurança e critérios técnicos para anunciar oportunamente o novo local da final.

A Concessionária Allegra Pacaembu ressalta que as obras de modernização e restauro seguem em ritmo acelerado e a reabertura do Complexo do Pacaembu se dará em fases ao longo do primeiro semestre de 2024. A empresa informa, ainda, que o andamento dos trabalhos segue dentro dos prazos contratuais e que o Pacaembu estará de volta para a Copinha de 2025, completamente renovado.