Áreas afetadas pelo temporal ainda podem sofrer com instabilidade

Foto: Reprodução

Após o temporal que atingiu a Grande Porto Alegre na terça-feira (16), a região ainda pode enfrentar momentos de instabilidade durante a segunda metade da semana e o fim de semana. A boa notícia é que, segundo a MetSul Meteorologia, não há motivo para preocupação com fenômenos severos.

O que podemos esperar nos próximos dias? Segundo a MetSul, um centro de alta pressão sobre o Atlântico terá um papel importante no clima das regiões da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos próximos dias. Isso trará ar frio para o Sul e umidade do mar para o continente.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Assim como nesta quinta-feira (18), as áreas mais afetadas pelo temporal podem ter momentos com mais nuvens amanhã (19) e no fim de semana, embora haja aberturas. Essas nuvens podem trazer chuvas leves ou garoa, mas não são esperados volumes significativos de chuva. Pode haver pancadas isoladas um pouco mais fortes devido às nuvens cumuliformes.

Com a influência da alta pressão, o calor não será intenso nos próximos dias. Apesar do tempo abafado, as nuvens impedirão um aquecimento significativo e as temperaturas ficarão abaixo dos 30ºC na maioria das áreas.

Já na próxima semana, com a alta pressão, espera-se um tempo ensolarado e agradável nas áreas afetadas pela tempestade severa. Muitos dias com sol e poucas nuvens ao longo da semana que vem ajudarão na recuperação.

O que também chamará a atenção será a temperatura. Com a influência do centro de alta pressão no Atlântico, o ar mais frio se fará presente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, tornando os dias menos quentes e as tardes mais agradáveis para o mês de janeiro. As noites serão amenas. Além disso, devido ao contraste térmico e de pressão entre o mar e o continente, ventos do quadrante Leste serão comuns, ocasionalmente moderados e com rajadas, mas não devem causar danos significativos. Esses ventos do Leste são comuns nos meses de primavera.