22 mil clientes do RS seguem sem energia elétrica nesta segunda-feira

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Seis dias depois da forte tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul na última terça-feira (16), cerca de 22,9 mil pontos ainda estão sem energia elétrica no estado. De acordo com as informações divulgadas nesta segunda-feira (22), a CEEE Equatorial reporta que 9,9 mil locais seguem sem fornecimento elétrico, enquanto a RGE indica que 13 mil de seus clientes ainda estão afetados.

No domingo, a CEEE Equatorial anunciou estar na fase final do processo de restabelecimento de energia. Riberto Barbanera, presidente da empresa, destacou que a redução no número de locais sem energia acontecerá mais lentamente, uma vez que as equipes agora se focam em resolver casos individuais. Atualmente, 2.500 funcionários estão mobilizados na contingência, distribuídos em 700 equipes, incluindo 150 de fora do estado.

O boletim da RGE aponta que a maior concentração de pontos sem energia está na Região Metropolitana. A complexidade dos reparos pendentes, devido a um grande volume de vegetação e objetos sobre a rede elétrica, dificulta a normalização do serviço. A maioria dos danos na rede foi causada por galhos, árvores e objetos levados pelo vento.