Temporais atingem o Uruguai e se espalham pelo Rio Grande do Sul

Foto: Pexels

Nesta sexta-feira (15), fortes temporais atingiram o Uruguai e se espalharam para o Rio Grande do Sul. Chuvas intensas e tempestades afetaram várias regiões do país vizinho, com nuvens carregadas que se formaram durante a madrugada e se intensificaram durante a manhã.

Uma das cidades mais afetadas pelos temporais foi Salto, no Oeste do Uruguai. Uma forte tempestade de chuva e vento causou danos e destruição, incluindo a queda de um grande número de árvores. Felizmente, duas crianças que estavam em uma casa atingida por uma árvore conseguiram ser resgatadas sem ferimentos. O vendaval resultou na queda de mais de 20 árvores.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um alerta para “tempestades fortes e muito fortes,” prevendo “rajadas de vento fortes e muito fortes, chuvas abundantes, ocasionalmente copiosas, queda de granizo e intensa atividade elétrica” até o domingo.

Segundo a MetSul Meteorologia, instabilidades meteorológicas que se formaram nas últimas horas sobre o Uruguai e o Nordeste da Argentina começaram a ingressar no Rio Grande do Sul a partir da fronteira.

Em Uruguaiana, o dia se tornou noite devido à chegada de uma nuvem de tempestade. Uma estação meteorológica registrou 20 mm de chuva em apenas uma hora na cidade, causando uma queda na temperatura de quase 30ºC para 21ºC. Quaraí também viu um aumento significativo na precipitação, com 20 mm de chuva em apenas uma hora entre 10h e 11h da manhã.

A maior parte doestado segue com chances de instabilidade ao longo de hoje, com maior probabilidade de chuvas em cidades do Oeste, Centro e Sul do RS, ainda que de forma irregular.

A MetSul adverte que, devido à atmosfera superaquecida, há um alto risco de chuvas intensas isoladas e de temporais com a possibilidade de vendavais. Alguns desses vendavais isolados podem ser intensos, resultando em quedas de árvores, danos em telhados e outras consequências.