Petrobras iniciará exploração de petróleo na Bacia de Pelotas

Foto: Matheus Vieira / Ecovix

O Rio Grande do Sul está prestes a iniciar a exploração de petróleo na Bacia de Pelotas, graças à aquisição de 29 blocos pela Petrobras, na Região Sul. A estatal arrematou essas áreas em um leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última terça-feira (13), através do sistema de concessão.

Durante o leilão, a Petrobras optou por atuar principalmente em parcerias. Ela adquiriu três blocos em conjunto com a Shell (30%) e a empresa chinesa CNOOC (20%), além de outros 26 blocos em parceria exclusiva com a Shell (30%).

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Esses blocos recém-adquiridos na Bacia de Pelotas representam uma área exploratória de aproximadamente 20 mil km² na região Sul e serão operados pela Petrobras. Além disso, o interesse da empresa na área pode ter implicações na identificação de reservas de petróleo no Uruguai.

Em caso de sucesso nas atividades exploratórias, a empresa concessionária se tornará proprietária do petróleo extraído e deverá pagar royalties sobre a produção, contribuindo para o município afetado, o governo federal e o estado.