Projeto de Lei torna Gramado a Capital Nacional do Cinema

Diego Vara/Agência Pressphoto

A Câmara dos Deputados aprovou a proposição que confere a Gramado o título de Capital Nacional do Cinema, reconhecendo a relevância do município para a Sétima Arte Brasileira. A trajetória de destaque de Gramado nas produções cinematográficas teve início em 1973, com a realização da primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Gramado.

A aprovação da proposição ocorreu na última quarta-feira, 13, pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 5030/2023 concede a Gramado o título de Capital Nacional do Cinema. O texto ainda passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, contando com o parecer favorável do relator da proposta.

Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, destacou a felicidade da conquista, que coincide com o aniversário de 69 anos do município. Ela afirmou: “Estamos muito contentes em anunciar que passamos a ser a Capital Nacional do Cinema. Para nós, é motivo de muito orgulho, e dá início às celebrações para as sete décadas do nosso município, em 2024.”

O Festival de Cinema de Gramado, considerado um dos eventos mais prestigiados no cenário cultural brasileiro, está previsto para ocorrer entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024. Além disso, o evento já ostenta o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul desde 2006. Desde 2022, o icônico ‘Kikito’ se tornou Patrimônio Cultural de Gramado, sendo reconhecido como um dos símbolos da cultura nacional e o prêmio mais importante do cinema brasileiro.