Polícia civil deflagra operação focada em empresa de administração de imóveis em Porto Alegre

Polícia Civil/Divulgação

Uma empresa de administração de imóveis está no centro da Operação Appropriatio, que foi deflagrada nesta sexta-feira em Porto Alegre. De acordo com informações da Polícia Civil, a companhia é acusada de desviar mais de R$ 1 milhão de sete condomínios que estavam sob sua responsabilidade. A ação policial envolve a participação de 15 agentes distribuídos em quatro viaturas.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Durante a operação, um mandado de busca e apreensão foi executado na sede da empresa, localizada no Centro da Capital. Além disso, buscas também estão ocorrendo em Santana do Livramento, na residência do sócio-administrador da empresa e em uma filial.

O principal alvo da operação é o proprietário da empresa, que teve seu sigilo bancário quebrado. Tanto ele quanto a empresa tiveram seus bens bloqueados em um valor equivalente ao prejuízo causado aos condomínios afetados.

Segundo informações do delegado Vinicius Nahan, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, os desvios de verbas ocorriam tanto do fundo de reserva quanto do fundo de obras dos imóveis administrados pela empresa. Além disso, a empresa é acusada de não pagar impostos e contas de água e luz dos condomínios que estavam sob sua responsabilidade.

A empresa de administração de imóveis investigada atua há 22 anos no mercado, e seu proprietário é um homem de 53 anos com antecedentes por invasão de domicílio. A investigação aponta que os desvios de verbas ocorreram em imóveis localizados nos bairros Partenon, Vila Nova, Centro Histórico, Cidade Baixa e Menino Deus.