Câmara de Vereadores de Itaara cassa mandato de prefeito

Reprodução/Instagram

A Câmara de Vereadores de Itaara tomou uma decisão significativa na madrugada desta sexta-feira (15), após uma sessão de julgamento que se estendeu por mais de sete horas. Com seis votos favoráveis e três abstenções, o Legislativo decidiu pela cassação do mandato do prefeito Silvio Weber. Com este resultado, Weber é afastado imediatamente de suas funções e a vice-prefeita, Salete Desconzi, conhecida como Tita Desconzi, assume a prefeitura.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Em 2022, Silvio Weber foi afastado do cargo em função de operação do Ministério Público (MP). Segundo o MP, o então prefeito liderava esquema de corrupção envolvendo contratos superfaturados em licitações fraudulentas.

A sessão, que deliberou sobre o pedido de cassação, teve início às 20 horas de quinta-feira (14). Anteriormente, a comissão processante havia concluído o relatório, após o depoimento do chefe do Executivo, que ocorreu no final da tarde do mesmo dia.

Weber compareceu à sessão acompanhado de seu advogado, Robson Zinn. A votação contou com a participação de nove vereadores, que se manifestaram por ordem alfabética. Na sala do plenário, estavam presentes apenas a imprensa, os vereadores e o prefeito. A sessão foi transmitida pelo canal de YouTube da Câmara de Itaara.

Apenas às 03h20 de sexta-feira, a Câmara de Vereadores votou pela cassação do mandato de Silvio Weber. A votação foi aberta e seguiu a ordem alfabética dos vereadores. Vale destacar que Mano Zimmerman, autor do pedido de cassação, não participou da votação, e a suplente Rose Ferreira Machado (PSB) foi convocada para votar. O advogado Robson Zinn apontou falhas no trabalho da comissão e anunciou que recorrerá à Justiça contra a cassação.