Voo com brasileiros repatriados da Faixa de Gaza decola do Egito rumo a Brasília

Foto: Divulgação/Governo Federal

Um grupo de brasileiros repatriados de Gaza embarcou em um voo especial rumo ao Brasil nesta segunda-feira (13). A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, decolou do Cairo, Egito, às 11h50min (horário local), com previsão de chegada à base aérea de Brasília às 23h30min (horário de Brasília) do mesmo dia. O voo fará escalas técnicas em Las Palmas, Espanha, e na base aérea do Recife, no Brasil.

O grupo de 32 pessoas, oriundas do sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah, inclui 22 brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM) e três palestinos familiares próximos. Dentre eles, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Inicialmente, a lista continha 34 nomes, mas uma mãe e filha brasileiras optaram por permanecer em Gaza.

Após a chegada ao Brasil, o grupo ficará hospedado por duas noites em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasília para recuperação e descanso. No aeroporto, uma força-tarefa será mobilizada, incluindo representantes da Polícia Federal, Receita Federal, médicos e psicólogos, além de um posto de imunização.

O Itamaraty informou que, devido à falta de residência fixa no Brasil para alguns dos repatriados e considerando a nacionalidade palestina de parte do grupo, será necessário prover apoio e documentação para a estadia no país. Algumas famílias poderão ser acomodadas no interior do Estado de São Paulo.

A saída dos brasileiros da Faixa de Gaza foi resultado de negociações entre Egito, Estados Unidos, Israel e o grupo Hamas. Após mais de um mês de espera, foi permitida a saída de civis palestinos com dupla nacionalidade do território.

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou a colaboração de Israel e Egito na operação, ressaltando a complexidade da situação no Oriente Médio e o empenho do presidente Lula na busca por soluções para o conflito.

Antes de embarcar para o Brasil, o grupo chegou ao Cairo no domingo (12), onde foi recebido por uma equipe médica da FAB e passou a noite na capital egípcia.