Vale do Taquari inicia limpeza de resíduos das enchentes de setembro

Foto: Reprodução

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul deu início, nesta quinta-feira (30), aos trabalhos para remover os detritos deixados pela inundação que atingiu o Vale do Taquari. Inicialmente prevista para começar na sexta-feira, 1º de dezembro, a operação de limpeza começou um dia antes, com equipes trabalhando desde cedo para eliminar as mais de 7,9 mil toneladas de resíduos acumulados no Parque João Batista Marchese em Encantado.

Esse volume de entulhos é relativo apenas aos estragos causados pela primeira cheia em setembro. A Prefeitura de Encantado sinaliza que o Estado pode vir a gerir também a retirada subsequente, dependendo da liberação de recursos federais adicionais. Em outubro, a Secretaria de Obras de Encantado já havia recolhido 15,5 mil toneladas de detritos.

Duas equipes com 60 carretas e quatro escavadeiras hidráulicas estão designadas para atender os nove municípios mais afetados da região, segundo o plano divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Os entulhos serão levados para a Central de Tratamento de Resíduos de Minas do Leão.

Em Lajeado, espera-se que o Estado recolha mais de 10 mil toneladas de detritos, embora o processo de remoção ainda não tenha se iniciado.

Atualmente, aproximadamente 50 pessoas continuam abrigadas, distribuídas entre o Parque do Imigrante e um ginásio no bairro Conservas.