Relatório técnico sobre áreas interditadas em Gramado após fortes chuvas é divulgado

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Gramado

Foi divulgado ontem (29) o relatório técnico que avaliou as áreas interditadas e em risco de desmoronamento em Gramado, na Serra. O documento, assinado por uma empresa de engenharia e geotecnia, confirmou que os movimentos de massa causados pelas intensas chuvas dos últimos meses resultaram no desabamento de um edifício de cinco pavimentos na semana passada.

Esse relatório dividiu o bairro Três Pinheiros, onde ocorreu o desabamento, em três categorias: áreas de baixo risco, áreas de risco moderado e áreas de alto risco de danos. Vale ressaltar que mais de 500 pessoas estão fora de suas casas, sendo 45 abrigadas em ginásios do município.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

De acordo com a prefeitura, nas áreas de baixo risco, a população já pode retornar às suas casas. Já nas áreas consideradas de risco moderado, os moradores poderão voltar após a realização de ações de estabilização, como a colocação de um talude no muro de contenção próximo à Perimetral, a realização de drenagem, a remoção de árvores de grande porte e a instalação de pontos de monitoramento com dois pluviômetros. Por outro lado, ainda não há previsão para a liberação das famílias que residem nas áreas de alto risco.

A evacuação, portanto, poderá ser solicitada a qualquer momento, caso sejam identificados sinais de risco iminente ou se os limites pluviométricos definidos para o monitoramento forem ultrapassados. A comunicação sobre uma possível evacuação adicional está sendo coordenada entre a Prefeitura e os moradores, como informado no site oficial da prefeitura.

Resumo das áreas afetadas:

  • Áreas de Baixo Risco (Área Verde): Inclui 81 edificações no bairro Três Pinheiros e 2 edificações no bairro Planalto. As famílias dessas áreas poderão retornar para suas residências nesta quarta-feira, dia 29.
  • Áreas de Risco Moderado (Área Amarela): Compreende 30 edificações no bairro Três Pinheiros. As famílias dessas áreas poderão retornar após a realização das obras planejadas pelo Executivo Municipal.
  • Áreas de Alto Risco (Área Vermelha): Abrange todo o loteamento Don Felipe, 1 edificação no bairro Planalto e 15 edificações no bairro Três Pinheiros. As famílias dessas áreas ainda não têm previsão de retorno.

Além disso, o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, informou que também estão sendo monitorados outros locais de risco, como o Loteamento Orlandi, o bairro Piratini e regiões do interior.

No bairro Piratini, moradores relataram a presença de rachaduras em residências, tremores no solo e movimentação do terreno devido ao uso frequente de explosivos em uma obra para abrir uma via na região. Na sexta-feira (24), a prefeitura suspendeu as obras preventivamente.