PT deve formalizar candidatura de Maria do Rosário para a prefeitura de Porto Alegre

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A deputada estadual Sofia Cavedon, do PT, informará oficialmente ao seu partido a retirada de sua candidatura para concorrer à prefeitura de Porto Alegre nas eleições de 2024. Ela entregará um documento ao comando partidário nesta quinta-feira, indicando sua desistência.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Na parte da tarde, Sofia se reunirá com a deputada federal Maria do Rosário, também do PT, que se postulou para a mesma candidatura e será formalmente indicada como pré-candidata do partido na reunião do diretório que ocorrerá à noite. A decisão de Sofia decorre das tensões internas entre os grupos de apoiadores das duas deputadas, o que levou o PT a adiar por duas vezes a escolha de sua representante para a prefeitura.

Sofia Cavedon destaca em seu documento os motivos para desistir da candidatura. Ela enfatiza a importância da unidade partidária e a colaboração com outros partidos de centro e centro-esquerda.

“Não dá para amarrar o PT ao seu processo interno. Manter meu nome acabaria levando a decisão partidária para 2024, em um processo mais longo, que não é o ideal neste momento”, afirma

Maria do Rosário sempre teve a maioria dos votos do diretório do PT, mas os apoiadores de Sofia insistiam no cumprimento estrito das regras internas que exigem uma maioria qualificada para finalizar a escolha.

Com a desistência de Sofia, o grupo de Maria do Rosário planeja fortalecer as negociações tanto dentro quanto fora da federação partidária (que inclui PcdoB e PV), visando formar uma ampla coalizão de partidos.

Atualmente, o principal foco das negociações é a federação PSol/Rede. Contudo, em um encontro recente entre representantes do PT e do PDT, os trabalhistas mostraram interesse em uma possível aliança no primeiro turno das eleições em Porto Alegre, sugerindo Juliana Brizola para compor a chapa.