Moradores de Alvorada são desalojados devido ao transbordamento do Rio Gravataí

Foto: Divulgação/Defesa Civil de Cachoeirinha

As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul no fim de semana causaram impactos significativos em Alvorada, na Região Metropolitana, com o transbordamento do Rio Gravataí. Na manhã desta segunda-feira (21), 25 famílias foram desalojadas e buscaram refúgio em casas de familiares. Os bairros mais afetados incluem Americana, Nova Americana e Sumaré, com várias ruas inundadas.

Equipes da prefeitura de Alvorada e da Defesa Civil trabalharam intensamente durante o fim de semana, oferecendo assistência e atendimentos à população atingida.

Em Eldorado do Sul, a situação também é crítica devido à elevação do nível do Rio Jacuí, que inundou residências e forçou moradores a evacuar. Os bombeiros voluntários do município informaram que bairros como Chácara, Cidade Verde e Vila da Paz são os mais afetados, com aproximadamente 1,5 mil pessoas deslocadas. A maioria desses moradores está sendo acomodada em um abrigo municipal, enquanto outros procuram abrigo com familiares ou amigos.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!

Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba alcançou 3m19cm no Cais Mauá até as 13h desta segunda-feira (20), ultrapassando a cheia histórica de 3m18cm, que ocorreu em setembro deste ano.