Catamarã colide no Cais Mauá após ser levado por correntezas do Guaíba

Foto: Reprodução/@laurasito

Uma embarcação do serviço de Catamarã em Porto Alegre sofreu avarias no casco após colidir com um muro do Cais Mauá nesta segunda-feira (20) pela manhã. Segundo a prefeitura, o acidente, ocorrido por volta das 8h, foi provocado pela força das correntezas do Guaíba.

As autoridades locais informaram que não havia passageiros a bordo no momento da colisão. A embarcação necessitou de reboque no local e foi removida para reparos.

A empresa CatSul, responsável pelo transporte hidroviário, anunciou que as operações do Catamarã estão suspensas devido aos danos sofridos e ao fechamento das comportas dos portões de acesso à estação hidroviária do Cais Mauá.

A prefeitura de Porto Alegre também implementou medidas preventivas, incluindo o fechamento das comportas do sistema de proteção contra enchentes. O prefeito Sebastião Melo (MDB) esclareceu que a decisão é uma resposta ao aumento significativo do nível de chuvas nas áreas de captação que alimentam o Guaíba.

Com a elevação do nível do Guaíba para 3,19 metros, superando a cota de inundação de 3 metros, a prefeitura começou a fechar as comportas, iniciando pelo portão 4, na Avenida Sepúlveda. Todas as comportas serão fechadas ao longo do dia, conforme informado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

A prefeitura está monitorando a situação nas áreas ribeirinhas e prestando assistência à população afetada pelas enchentes. O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) foi aberto para acolher as famílias desalojadas pelas chuvas.

Este é o terceiro fechamento das comportas em menos de dois meses.