Hospital de Porto Alegre recruta voluntários para estudo que testa dois tipos de vacina contra Dengue

Dengue: RS registra 23 mortes em 2023 e quase 13 mil casos confirmados; veja sintomas
Foto: Agência Brasil

O Hospital São Lucas da PUCRS está recrutando novos voluntários para a conclusão do estudo da vacina contra a dengue em parceria com o Instituto Butantan e a farmacêutica norte-americana Merck Sharp and Dohme (MSD). Podem participar pessoas entre 18 a 50 anos, saudáveis e que nunca tiveram dengue. Interessados em participar devem realizar a inscrição neste formulário.

Este será realizado com dois tipos de imunizantes por meio da comparação de vacinas semelhantes produzidas com o vírus atenuado da MSD e do Instituto Butantan e não haverá a utilização de placebo, ou seja, todos os voluntários receberão um tipo de vacina, mas não terão conhecimento de qual laboratório foi aplicado até o final do estudo, pois será utilizado o método duplo-cego.

Para esta fase do estudo, os voluntários serão acompanhados por 12 meses a partir da assinatura do termo de consentimento e, nesse período, acontecerão seis visitas presenciais ao hospital e mais dois encontros remotos por telefone.

O objetivo do levantamento é comparar os títulos geométricos dos anticorpos neutralizantes contra o vírus da Dengue para cada um dos quatro sorotipos da doença. Além disso, o foco será avaliar a segurança e a tolerabilidade dos imunizantes em relação à proporção de participantes que apresentam eventos graves em relação à vacina. O estudo é coordenado pelo infectologista e diretor técnico do HSL, Dr. Fabiano Ramos, que também foi o responsável por testes da vacina contra à dengue, à influenza e o coronavírus na instituição.