De olho em 2024: Como está a preparação do Brasil para a próxima temporada

Foto: Divulgação/GEB

* Matéria atualizada às 19h30, após o anúncio de mais atletas

Após um 2023 em que o Brasil ficou na 7ª colocação do Gauchão Ipiranga 2023 e caiu na segunda fase da Série D, o Xavante passou por uma reformulação na direção e quer atingir melhores resultados em 2024.

Embora o clube ainda não tenha anunciado oficialmente, o início da pré-temporada está marcado para o dia 20 de novembro, data que o departamento de futebol espera ter todo o grupo de jogadores com contrato assinado.

Contratações

O primeiro anúncio ficou por conta do comandante da equipe para 2024: Fabiano Daitx. O técnico chegou a ser apresentado oficialmente pelo Esportivo, para a disputa do Gauchão A2 de 2024, porém deixou o clube poucas semanas após para aceitar o convite do rubro-negro. Em 2023, Daitx comandou o São Luiz em seis partidas e conquistou apenas duas vitórias. O profissional ainda treinou equipes como Avenida, Ypiranga, Glória, Azuriz, Bagé, Novo Hamburgo e Pelotas.

Na última quinta-feira (10) e nesta segunda-feira (13) o Xavante anunciou um pacotão de reforços. São eles:

Anderson Recife: Volante, de 26 anos. O jogador chega ao clube de Pelotas após passagem por Salgueiro e Patrocinense em 2023, onde disputou 12 jogos e fez dois gols, e 16 partidas, respectivamente. Além destes, ele soma passagens por Cabense, Serrano, Sport Lagoa Seca, Horizonte e Pacatuba.

Dionatan Machado: Meia, de 30 anos. Também conhecido como Tinga, embora tenha deixado o apelido de lado, o jogador desembarca na cidade da Zona Sul após passagem pelo Avenida onde entrou em campo em oito jogos. No currículo acumula passagens por clubes como Cianorte, Caldense, Grêmio Barueri, Central e Pelotas. Nos últimos anos o jogador tem feito carreira fora do país, em equipes como Universitario Sucre (Bolívia), Al-Batin (Arábia Saudita), Persik Kediri (Indonésia) e Hong Linh Ha Tinh (Vietnã).

Vinicius Charopem: Atacante, de 25 anos. Cria da base do Passo Fundo, o jogador defendeu neste ano a equipe do Novo Hamburgo em 27 jogos. Além do Anilado, o jogador acumula passagens por Lajeadense, Santa Cruz e Guarani-VA.

Zé Pedro: Zagueiro, de 23 anos. O defensor chega ao Xavante após passagem por Aruko, Aymorés, Camboriú e América T.O, seu último clube neste ano, onde disputou cinco partidas pelo Campeonato Mineiro 2ª Divisão. Além destes, ele possui passagem por Londrina e Azuriz.

Bruno Reis: Zagueiro, 25 anos: O jogador deverá chegar ao Brasil após o término do Gauchão B, competição que disputa defendendo o Cruzeiro e já entrou em campo em sete partidas e marcou um gol. Além disso, o defensor tem no currículo equipes como Itapirense, Ivinhema e Lajeadense, além dos clubes português Sp. Viana, Gavionenses e SC Courense.

Jeferson Lopes: volante, 27 anos. Cria da base do Juventude, o jogador disputou neste ano o Campeonato Gaúcho pelo Avenida e conquistou o acesso junto ao Guarany de Bagé no segundo semestre. Ele ainda possui passagens por Inter de Lages, Luverdense, Glória, CEOV Operário, entre outros.

João Pedro Bardales: Atacante, 24 anos: O atacante chega à Pelotas após defender Botafogo, onde atuou em uma partida, e São Joseense, neste ano. No currículo aparecem clubes como Nacional-PR, Azuriz e PSTC.