Decisão do TJD tira clube da briga pelas quartas de final da Terceirona

Foto: Divulgação/Elite

Um julgamento realizado no final da tarde de ontem (25) acabou com o sonho do acesso ao Gauchão Série A2 para uma das equipes que disputam a Terceirona Gaúcha. Conforme informado pelo O Bairrista nesta quarta-feira, antes mesmo de entrarem em campo no final de semana, Cruz Alta e Elite se enfrentaram no tribunal, com uma dura derrota para a equipe de Santo Ângelo.

O Elite, atual terceiro colocado do Grupo A e até então vivo na competição, foi punido com a perda de seis pontos, e consequentemente está eliminado da Série B do Gauchão. Galo foi julgado pela escalação irregular do zagueiro Douglão, na 1ª rodada, contra o Cruz Alta, autor da denúncia.

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o jogador estaria suspenso por quatro partidas, tendo cumprido apenas uma. O nome de Douglão consta na súmula da primeira partida da última divisão do futebol gaúcho, em 27 de setembro. Já na segunda rodada, o zagueiro não consta na relação do jogo contra o Santo Ângelo.

O Elite foi denunciado no artigo 214, que fala em “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.

Com a perda de pontos, o Elite fica com -1 na tabela de classificação do Grupo A. Com isso, outra equipe entra na disputa junto ao Cruz Alta pela última vaga nas quartas de final da competição. O Santo Ângelo, que estava eliminado, volta a ter chance de classificação. Para isso, o precisa vencer o São Borja na última rodada e torcer por uma derrota do Cruz Alta, contra o próprio Elite, além de tirar saldo (-5 contra 0 do Cruz Alta).