Sete equipes garantem vaga nas quartas de final da Terceirona de forma antecipada

Foto: Tiago Winter/Gramadense

A penúltima rodada da fase classificatória do Gauchão Série B, a Terceirona Gaúcha, definiu parte das equipes que seguirão na briga pelo acesso ao Gauchão Série A2 de 2024. A última vaga para as quartas de final, porém, poderá ser definida antes mesmo de Elite e Cruz Alta entrarem em campo, isto pois uma das equipes será julgada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) nesta quarta-feira (25).

Classificados

No Grupo A, o São Borja já está classificado. Com três vitórias e dois empates, a equipe está invicta na competição. Já o segundo lugar é concorrido por Cruz Alta (atual segundo colocado) e Elite (o terceiro), que se enfrentam na última rodada da primeira fase.

Já no Grupo B, Cruzeiro, com 13 pontos, e Futebol com Vida, com 12, dispararam nas primeiras colocações e também garantiram classificação de forma antecipada. Na sexta rodada um embate entre as equipes definirá o primeiro colocado. Enquanto o Cruzeirinho soma quatro vitórias e um empate, o FCV tem quatro vitórias e uma derrota.

No Grupo C a situação também já está definida. Gramadense e Igrejinha seguem em busca do acesso. O Gramadense é o primeiro colocado da chave, com 13 pontos, quatro vitórias e uma derrota, já o Igrejinha é o segundo com 11 pontos, sendo três vitórias e dois empates.

Por fim, no Grupo D, Riograndense e São Paulo estão garantidos nas quartas de final. O líder do grupo o Guri Teimoso, tem 13 pontos e soma quatro vitórias e um empate. Já o Leão é o segundo, com oito ponto, e soma duas vitórias, dois empates e uma derrota.

No tribunal

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) irá julgar uma denúncia protocolada pelo Cruz Alta contra o Elite, de Santo Ângelo, adversário da primeira rodada da Terceirona Gaúcha. O jogo terminou com vitória do time das Missões pelo placar de 1 a 0.

O Cruz Alta acusa o clube rival de utilizar o atleta Douglas Almeida, de maneira irregular. Segundo a equipe, o jogador estaria suspenso por quatro partidas, tendo cumprido apenas uma. A punição é resultado de um julgamento realizado no dia 21 de agosto, quando o atleta ainda defendia o Tupi pela Divisão de Acesso.

O nome do jogador consta na súmula da primeira partida da última divisão do futebol gaúcho. O confronto foi realizado no dia 27 de setembro. Já na segunda rodada, o zagueiro não consta na relação da partida contra o Santo Ângelo.

O Elite foi denunciado no artigo 214, que fala em “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. Como pena, o clube pode ser multado, ter os pontos da vitória não computados e ainda perder mais três.