Trem carregado de combustível colide em barreira de terra na Ferrovia do Trigo, em Ipê

Foto: Reprodução/Paulo Roberto Agustini

A colisão de um trem carregado de combustível com uma barreira de terra e galhos que caíram nos trilhos da Ferrovia do Trigo, em Ipê, resultou em horas de uma operação de resgate. O maquinista, um homem 45 anos, morador de Farroupilha, saiu ileso do acidente ocorrido por volta das 6h de segunda-feira (4), após cerca de 12 horas de espera.

O trem transportava mais de 80 vagões de combustível de Canoas, na Região Metropolitana, com destino ao Paraná, foi localizado por volta das 17h de ontem. As equipes só conseguiram acessar o local, entre uma área de mata densa e a margem do Rio Turvo, por volta das 18h.

Os bombeiros voluntários de Antônio Prado foram chamados pela empresa responsável pela ferrovia por volta das 14h30min. Enquanto atendiam várias ocorrências devido às fortes chuvas, contaram com a ajuda da Brigada Militar e da prefeitura de Ipê para iniciar as buscas.

A equipe utilizou veículos 4×4 e um trator emprestado pelos moradores para acessar o local. Uma das locomotivas avançou para a entrada do túnel, superando o barranco após o impacto.

Ao GZH, o secretário municipal de Turismo da cidade, Paulo Roberto Agustini, relatou que, durante a busca, encontraram uma grande árvore caída sobre um dos vagões. Eles se dirigiram às locomotivas, percorrendo cerca de 300 metros, e encontraram a locomotiva onde o maquinista estava dentro, aguardando socorro.