Enchente do Rio Taquari: cheia é a segunda maior da história

Foto: Leandro Fernandes/Prefeitura de Lajeado

A terça-feira (5) esta sendo marcada por uma enchente histórica no Rio Taquari, atingindo níveis que só foram vistos uma vez desde o século 19, quando as medições começaram. Às 11h, a Prefeitura de Estrela informou que o nível do rio chegou a 29,15 metros. Esse é o segundo maior registro na cidade, aproximando-se do recorde oficial de 29,92 metros da grande enchente de maio de 1941.

Segundo a MetSul Meteorologia, as chuvas intensas foram especialmente fortes na região do sistema Taquari-Antas, principalmente nas áreas montanhosas da Serra. Alguns pontos acumularam mais de 300 mm de chuva, principalmente no final do domingo (3) e no início da segunda-feira (4).

De acordo com os meteorologistas, a rapidez da elevação das águas se deve a esses volumes extraordinários de chuva. O Rio Taquari invadiu cidades como Muçum e Roca Sales, subindo metros em um curto período. Moradores antigos da região relatam que a água atingiu níveis inéditos em comparação com cheias passadas, já que não ocorria algo semelhante desde 1941.

Cidades como Muçum, Encantado, Roca Sales e Arroio do Meio estão enfrentando problemas sérios com falta de eletricidade. A enchente causou um colapso nos serviços públicos, deixando áreas urbanas e rurais sob as águas. Pessoas estão esperando por resgate nos telhados de suas casas desde a noite anterior. Helicópteros estão sendo usados para resgates e outros foram enviados para Lajeado durante a manhã. A cidade de Lajeado também está parcialmente inundada devido à cheia do Rio Taquari.