Previsão do tempo no RS alerta riscos de novo ciclone extratropical nesta semana

Foto: Agência Brasil

As atualizações meteorológicas indicam a chegada de uma frente fria no Rio Grande do Sul nesta semana. Este evento climático poderá resultar em tempestades severas, granizo e ventos de alta velocidade. Depois de um domingo parcialmente ensolarado, o clima muda significativamente na noite de segunda-feira (11), afetando principalmente as áreas centrais e sul do estado. No extremo norte, pouca ou nenhuma chuva é esperada.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para tempestades com precipitação variando entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia e ventos de 60 a 100 km/h. O alerta também inclui a possibilidade de granizo e impactos como cortes de energia, danos às lavouras e alagamentos. De acordo com Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, áreas fronteiriças e a metade sul do estado serão especialmente afetadas.

Variação de Temperaturas na Capital e Regiões

Porto Alegre experimentará um calor intenso na segunda-feira, com máximas atingindo 32°C. No entanto, uma queda significativa é prevista para a terça-feira, com temperaturas não ultrapassando 22°C. O risco de tempestades continua na terça-feira, mais acentuado na região centro-sul do estado.

Previsões Regionais para os Próximos Dias

  • Região Metropolitana: Segunda-feira parcialmente ensolarada, seguida de tempestades na terça-feira.
  • Campanha: Condições climáticas severas com tempestades previstas para terça e quarta-feira.
  • Fronteira Oeste: Segunda-feira parcialmente ensolarada, com tempestades e chuvas intensas previstas para terça-feira.
  • Litoral Norte e Sul: Início de semana com sol e nuvens, seguido de condições chuvosas a partir de terça-feira.

Uma baixa pressão atmosférica afetará principalmente a região central do estado, mantendo o clima chuvoso entre terça e quarta-feira. O coordenador Marcelo Schneider ressalta que a precipitação pode chegar a 200 mm na metade sul do estado, afetando especialmente cidades como Pelotas e Rio Grande.

Um ciclone extratropical está se formando e deve causar chuvas intensas e temporais em todo o estado, agravando o nível dos rios em áreas já afetadas por inundações.