Após tempestade de granizo, Bagé declara estado de emergência

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A prefeitura de Bagé, na Fronteira, declarou situação de emergência após uma tempestade de granizo intensa na madrugada do último sábado (23). O evento foi descrito como a pior chuva de granizo da história da cidade, com pedras do tamanho da palma da mão causando danos significativos em muitas residências. A informação foi inicialmente divulgada pelo Correio do Povo.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a última vez que uma tempestade severa de granizo causou danos em número tão alto de moradias numa cidade de porte médio a grande no RS foi há oito anos, também em outubro, durante um temporal muito intenso que atingiu a cidade de Canoas, na Grande Porto Alegre. Tal como agora, naquele mês o clima era influenciado pelo fenômeno El Niño com forte intensidade.

A prefeitura disponibilizou seis locais onde os residentes podem se cadastrar para receber lonas e telhas. Os pontos de cadastro incluem o Centro Administrativo, os CRAS Prado Velho, Damé, Ivo Ferronato, além dos ginásios Militão e Narciso Suñe. Para situações de emergência, é possível entrar em contato através do WhatsApp nos números (53) 9.9910-6952, (53) 9.9241-4809 e (53) 9.9974-0393.