Rio Grande do Sul alcança menor média móvel contra a Covid-19

Vacina bivalente contra Covid-19 é liberada para toda a população com mais de 18 anos
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Rio Grande do Sul apresenta números promissores em relação à Covid-19 após três anos e meio de luta contra a doença. A média móvel de mortes está em zero desde o início de julho, sendo a última fatalidade registrada em 24 de julho. Além disso, a média móvel de casos atingiu a marca de 19 nas últimas duas semanas, um patamar baixo que não se via desde março de 2020, quando a pandemia começou.

Em vista disso, houve uma mudança significativa no cenário dos testes, internações e campanha de vacinação contra a doença. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), uma referência no tratamento da Covid-19 no estado, comemorou 24 horas sem nenhum paciente internado devido à doença nesta terça-feira (1). Esse é um marco inédito desde o início da pandemia.

Rodrigo Pires dos Santos, infectologista assessor da diretoria médica do HCPA, expressou seu alívio.

“Depois de todo esse tempo combatendo a pandemia, a gente vinha esperando esse dia. O pico da pandemia teve 218 pacientes sendo atendidos ao mesmo tempo no hospital. Então hoje é um momento de comemoração”, diz Rodrigo Pires dos Santos

Em relação aos testes e vacinação, a diminuição de casos levou as autoridades de saúde a aconselharem o uso consciente dos testes rápidos, que anteriormente eram disponíveis para qualquer pessoa. Desde o final de maio, os testes estão restritos a grupos específicos, como idosos, indígenas e gestantes.

Essa decisão foi tomada após a declaração do fim da emergência de saúde pública nacional e a mudança no cenário epidemiológico do estado.

“Tivemos uma fase com número muito elevado de pessoas internadas e de casos. Em maio, a OMS declarou o fim do tratamento da Covid como pandemia, e orientou para que os estados pudessem pensar em uma transição para que a Covid fosse tratada como outras doenças infecciosas, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explica Bruno Naundor, diretor do Departamento de Auditoria do SUS.

A unidade de saúde modelo, que antes tinha longas filas à procura de vacinas, agora voltou ao atendimento normal, administrando no máximo 15 vacinas por dia. A vacinação continua sendo incentivada e todos devem seguir o ciclo completo de vacinação, conforme o calendário divulgado pelos estados.

Atualmente, em Porto Alegre, existem 45 locais aplicando a vacina contra a Covid-19 para todos os grupos.