Operação Constituição Cidadã: Polícia Federal investiga atuação da PRF nas eleições e ex-diretor é detido

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Nesta quarta-feira (9), em uma ação coordenada da Polícia Federal em Santa Catarina, Silvinei Vasques, antigo diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi detido preventivamente. Ele é o foco central da “Operação Constituição Cidadã”, que está executando 10 mandados em regiões como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.

No mesmo contexto, Luís Carlos Reischak Júnior, ex-superintendente da PRF do Rio Grande do Sul, também entrou no radar da operação. Seu endereço foi vasculhado por agentes da PF e ele foi convocado a prestar esclarecimentos na sede da Polícia Federal em Porto Alegre. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou estas ações.

O cerne da investigação é avaliar a intervenção da PRF no dia do segundo turno das eleições do último ano. O foco é compreender se a ação teve como intuito prejudicar a mobilidade dos eleitores do então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula Silva, principalmente no Nordeste. Estas ações supostamente foram pré-planejadas desde o início de outubro do ano referido.

Durante o dia da votação, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, se encontrou com Vasques para exigir a cessação das blitze da PRF. Entretanto, registros nas redes sociais mostram ônibus no Nordeste sendo interrompidos por policiais rodoviários no dia 30.

Vasques, além de ser investigado por estas ações durante as eleições, também enfrenta acusações de má conduta profissional e uso impróprio de seu posto para favorecer Bolsonaro. A operação analisa potenciais crimes de prevaricação e violência política, bem como delitos relacionados ao Código Eleitoral.

A “Constituição Cidadã” tem como objetivo desvendar o suposto direcionamento de recursos por membros da PRF para dificultar a locomoção de eleitores em 30 de outubro de 2022, sobretudo no Nordeste.

No passado, Silvinei prestou declarações à CPI do 8 de Janeiro, que avalia atos subversivos ocorridos no Distrito Federal. Ao ser questionado, ele negou proximidade íntima com Bolsonaro e relatou que as interações se limitavam a uma esfera estritamente profissional.

Perfil de Silvinei Vasques

Nomeado para liderar a PRF em abril de 2021, Silvinei tomou posse durante a gestão do então ministro da Justiça, Anderson Torres. Vasques se aposentou em dezembro, aos 47 anos, em meio a diversas investigações referentes à sua participação nas eleições.