Obra na estrada que liga a Região Metropolitana a Gramado recebe nova data para finalização

Foto: Divulgação/DAER

Aguardada há mais de 20 anos, a pavimentação da estrada RS-373, que conecta Morro Reuter a Gramado, terá um prazo maior para sua conclusão. O projeto teve início há um ano e sete meses e originalmente deveria ser finalizado em novembro, mas passou para fim do ano que vem.

De acordo com informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os trabalhos serão finalizados apenas em dezembro de 2024. Essa obra visa encurtar a distância entre a Região Metropolitana e a cidade de Gramado, na Serra.

O contrato inclui a melhoria de 17 quilômetros da estrada. Deste total, sete quilômetros correspondem à recuperação de um pavimento antigo. Conforme o Daer, ainda não foi possível concluir nenhum desses trechos com asfalto novo. Os quilômetros restantes consistem em estrada de terra que está sendo pavimentada. Durante os últimos 19 meses de trabalho, 4,3 dos 10 quilômetros de saibro já contam com asfalto.

A construtora Pelotense é responsável pela execução dos serviços. Atualmente, estão sendo realizados trabalhos de terraplenagem em um trecho de três quilômetros da via, que se estende do km 2 ao km 5. Na área urbana de Gramado, a estrada passa por processos de drenagem.